Transações imobiliárias também passam pelo cartório de notas

  • Terça-feira, 28 de novembro de 2023
Você sabia disso? O registro de bem imóvel é realizado no cartório de registro de imóveis, mas, antes, o tabelionato é responsável por partes cruciais das transações imobiliárias. Muitos podem associar essas serventias apenas à autenticação de documentos, no entanto, elas desempenham um papel significativo na segurança jurídica e na validação dos atos que envolvem a compra e venda de imóveis.

O tabelionato de notas é responsável por garantir a legitimidade das assinaturas e documentos envolvidos no processo. O reconhecimento de firma assegura que as partes envolvidas são realmente quem afirmam ser, contribuindo para a prevenção de fraudes e irregularidades.

 

Além disso, a escritura pública, documento elaborado pelo tabelião, atesta a vontade das partes envolvidas na transação imobiliária. Ela confere um caráter público ao negócio, garantindo segurança e transparência. A presença do tabelião nesse momento é fundamental para esclarecer dúvidas, garantir a compreensão das cláusulas contratuais e, sobretudo, assegurar que os termos estejam de acordo com a legislação vigente.

 

O cartório de notas também desempenha o papel intermediário entre as partes envolvidas e o cartório de registro de imóveis. O tabelião encaminha os documentos necessários, agilizando o processo e garantindo que a propriedade seja devidamente registrada em nome do novo proprietário.