Você sabe a diferença entre Autenticação de Cópias e Reconhecimento de Firma?

  • quarta-feira, 26 de maio de 2021
Cedo ou tarde, todos nós vamos precisar solicitar a autenticação de algum documento ou reconhecer assinatura. Os dois procedimentos são realizados em Cartórios de Notas, no entanto, possuem diferenças. Continue a leitura e saiba todos os detalhes sobre cada um dos serviços.

Cedo ou tarde, todos nós vamos precisar fazer a autenticação de algum documento ou reconhecimento de firma.
Mas quando não sabemos a diferença entre um e outro a situação pode ficar complicada.
Continue a leitura e saiba todos os detalhes sobre cada um dos serviços.

O que é reconhecimento de firma?
Reconhecimento de firma se trata do ato de provar a idoneidade de uma assinatura, sendo assim serve para comprovar que uma assinatura em registro é verdadeira ou que foi feita pelo titular.
O reconhecimento de firma é feito em cartório e as formas mais comuns de fazer esse reconhecimento são:
• Por autenticidade: este procedimento é mais sólido e seguro. Há necessidade de comparecimento pessoal ao cartório, junto dos documentos RG e CPF, para que a assinatura seja feita em frente ao tabelião. Verificações desde modo são muito comuns na venda de veículos e contratos mais complicados.
• Por semelhança: neste caso é suficiente que a pessoa tenha firma aberta em cartório, assim o agente público fará a comparação visual (grafotécnica) da assinatura, para atestar se a que está presente no registro condiz ou não com que está registrada no banco de dados do cartório em questão.
Como reconhecer firma?
Para reconhecer firma é necessário comparecer ao cartório onde a firma foi cadastrada.
O tabelião vai verificar se uma determinada assinatura pertence a uma determinada pessoa.
Este reconhecimento de firma pode ser feito de duas formas:
• Reconhecimento de firma por autenticidade.
• Reconhecimento de firma por semelhança.

O que é autenticação de cópias?
Provavelmente você já passou por alguma situação em que precisou apresentar um documento original ou uma cópia autenticada.
Mas você sabe o que isso significa?
Este procedimento também é realizado em cartório e a autenticação assegura que uma cópia simples está igual ao documento original, sem rasuras e por isso tem a mesma validade.

O documento original não pode ter rasuras e precisa estar em boa qualidade, é importante que o documento seja visível, para que a autenticação seja válida.

Autenticar documentos é um processo muito simples de ser realizado, basta ir até o cartório com os documentos e as cópias, fazer o pagamento de uma taxa e a autenticação estará concluída.

Legenda post: Cedo ou tarde, todos nós vamos precisar fazer a autenticação de algum documento ou reconhecimento de firma.
Mas quando não sabemos a diferença entre um e outro a situação pode ficar complicada.
Clique no link e continue a leitura e saiba todos os detalhes sobre cada um dos serviços.