Iniciou um relacionamento em sua fase sênior?

  • Quinta-feira, 14 de março de 2024
O começo de uma relação, assim como sua formalização, são bem-vindos em qualquer etapa de nossas vidas. Contudo, ao alcançarmos certa idade, é fundamental permanecermos vigilantes para manter a relação segura e saudável, bem como para salvaguardar os interesses de idosos queridos em sua família.

Por esse motivo, é vital oficializar a união estável ou o casamento em cartório e entender qual regime de bens será adotado, pois determina como será feita a partilha do patrimônio do casal durante a vida em conjunto e após esta, seja em decorrência de separação, divórcio ou viuvez.

 

Confira 3 dicas essenciais para um relacionamento protegido e saudável após os 70 anos.

 

1) Compreenda cada opção de regime de bens

Antes de uma alteração recente, os idosos que formalizassem união estável ou casamento eram obrigados a optar pelo regime da separação total de bens. Agora, essa obrigação não existe mais, e eles podem escolher entre a comunhão parcial, comunhão universal ou participação final nos aquestos. Por isso, é importante entender qual delas é a escolha mais segura para o relacionamento.

 

2) Formalize o pacto antenupcial

Além de ser necessário para oficializar a escolha do regime de bens, o pacto antenupcial tem como intuito proteger ainda mais os interesses de cada um dos cônjuges ou companheiros, podendo conter diversas cláusulas relacionadas a várias decisões sobre questões pessoais ou sobre o patrimônio de cada um.

 

3) Conte com o auxílio de profissionais

A assistência profissional é extremamente importante para que cada caso seja devidamente analisado e atendido de maneira segura, protegendo os interesses de todos os envolvidos. Portanto, estamos à disposição para auxiliá-los nesse processo. E lembre-se: contar com um advogado também é recomendado.