Diferenças entre testamento vital e tradicional

  • quarta-feira, 30 de agosto de 2023
Em questões de planejamento sucessório, as decisões que tomamos hoje possuem impacto duradouro no futuro de nossas famílias e entes queridos. Uma das escolhas importantes a serem feitas é a elaboração do testamento, que assegura que nossos desejos sejam respeitados após o falecimento. Neste artigo, abordaremos como tomar decisões informadas sobre o seu legado.

O testamento tradicional é o documento legalmente reconhecido, formalizado em tabelionato de notas, que estabelece como você deseja que seus bens e propriedades sejam distribuídos após sua morte. Ele aborda questões de herança, nomeia um executor para administrar sua sucessão e pode incluir disposições específicas para seus dependentes.

Já o testamento vital, ou Diretivas Antecipadas de Vontade, também formalizado em tabelionato de notas, é uma escritura pública que foca nas decisões médicas que devem ser tomadas caso você fique incapaz de expressar suas próprias vontades, devido a uma condição médica grave. Isso pode incluir a recusa ou aceitação de tratamentos médicos, procedimentos cirúrgicos e uso de terapias paliativas.

O melhor de tudo é que você não precisa escolher entre eles. Muitas pessoas optam por ter ambos, uma vez que abordam aspectos distintos do planejamento sucessório e da proteção dos interesses pessoais.

Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a tomar as decisões que melhor atendam aos seus objetivos. Entre em contato conosco para saber mais e solicitá-los.