- Quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Esses são os principais documentos dos cidadãos brasileiros e os acompanham em todas as fases da vida e, por isso, são registros que ficam guardados para sempre em cartório. Sendo assim, está aí a possibilidade de emissão de primeira ou segunda via.
Primeira via
É emitida assim que registrado o ato civil de nascimento, casamento ou óbito, certificando as informações prestadas no documento.
Ah, nos casos de certidões de nascimento ou óbito, a primeira via é gratuita.
Segunda via
A segunda via só é emitida se solicitada. Ela pode ser pedida no cartório onde o registro foi efetuado ou em qualquer outro ofício de Registro Civil do país, além da internet. Isso porque os cartórios são interligados por um sistema on-line que permite a transmissão de documentos de forma digital. Se for necessária a via impressa, o procedimento é o mesmo. Nesse caso, é só solicitar a entrega ou retirada do documento.
As segundas vias não são gratuitas e seus custos variam de acordo com lei estaduais e do Distrito Federal.
Normalmente, essa via atualizada é solicitada para comprovar que houve (ou não) alteração nos dados civis do registro ou quando há extravio, roubo ou perda da primeira via.
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