Para que serve o registro de títulos e documentos?

  • Terça-feira, 02 de maio de 2023
O cartório de registro de títulos e documentos é o órgão público responsável por receber, analisar, arquivar e registrar diversos tipos de documentos, contratos, títulos e outros atos jurídicos, conforme determina a legislação brasileira.

Seu objetivo é dar publicidade, autenticidade, segurança jurídica e preservação aos documentos registrados. Dessa forma, a existência e a validade desses documentos ficam registradas de forma oficial, podendo ser consultadas por qualquer pessoa interessada.

Quais documentos posso registrar?

Entre os documentos que podem ser registrados em um cartório de registro de títulos e documentos estão: contratos de locação, compra e venda, procurações, cessões de direitos, hipotecas, penhoras, testamentos, inventários, entre outros.

O documento adquire, então, publicidade e segurança jurídica. Além disso, o registro também é importante para evitar conflitos e litígios futuros entre as partes envolvidas no documento registrado.

Entre em contato conosco e solicite o registro do seu documento.